A GRANDE SALADA NOS ACONTECIMENTOS DA MORTE E RESSURREIÇÃO DE JESUS

 

JUDAS ISCARIOTES

Versão de Mateus 27:

3 Então Judas, aquele que o traíra, vendo que Jesus fora condenado, devolveu, compungido, as trinta moedas de prata aos anciãos, dizendo: 4 Pequei, traindo o sangue inocente. Responderam eles: Que nos importa? Seja isto lá contigo. 5 E tendo ele atirado para dentro do santuário as moedas de prata, retirou-se, e foi enforcar-se. 6 Os principais sacerdotes, pois, tomaram as moedas de prata, e disseram: Não é lícito metê-las no cofre das ofertas, porque é preço de sangue. 7 E, tendo deliberado em conselho, compraram com elas o campo do oleiro, para servir de cemitério para os estrangeiros. 8 Por isso tem sido chamado aquele campo, até o dia de hoje, Campo de Sangue. 9 Cumpriu-se, então, o que foi dito pelo profeta Jeremias: Tomaram as trinta moedas de prata, preço do que foi avaliado, a quem certos filhos de Israel avaliaram, 10 e deram-nas pelo campo do oleiro, assim como me ordenou o Senhor.

Versão de Atos 1:

16 Irmãos, convinha que se cumprisse a escritura que o Espírito Santo predisse pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam a Jesus; 17 pois ele era contado entre nós e teve parte neste ministério. 18 (Ora, ele adquiriu um campo com o salário da sua iniquidade; e precipitando-se, caiu prostrado e arrebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram. 19 E tornou-se isto conhecido de todos os habitantes de Jerusalém; de maneira que na própria língua deles esse campo se chama Acéldama, isto é, Campo de Sangue.)

1) se enforcou ou caiu prostrado, arrebentou pelo meio e lhe derramaram as entranhas?

2) Ele mesmo, Judas, comprou o campo ou os principais sacerdotes?

3) Jeremias? Não seria Zacarias (Zacarias 11:12,13)?

 

JONAS E A RESSURREIÇÃO DE JESUS

Jonas 1:17 – Então o Senhor deparou um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe.

Mateus:

Mateus 12:40 – pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra.

Mateus 27:57 – Ao cair da tarde, veio um homem rico de Arimatéia, chamado José, que também era discípulo de Jesus. 58 Esse foi a Pilatos e pediu o corpo de Jesus. Então Pilatos mandou que lhe fosse entregue. 59 E José, tomando o corpo, envolveu-o num pano limpo, de linho, 60 e depositou-o no seu sepulcro novo, que havia aberto em rocha; e, rodando uma grande pedra para a porta do sepulcro, retirou-se.

Mateus 27:62 – No dia seguinte, isto é, o dia depois da preparação, reuniram-se os principais sacerdotes e os fariseus perante Pilatos, 63 e disseram: Senhor, lembramo-nos de que aquele embusteiro, quando ainda vivo, afirmou: Depois de três dias ressurgirei. 64 Manda, pois, que o sepulcro seja guardado com segurança até o terceiro dia; para não suceder que, vindo os discípulos, o furtem e digam ao povo: Ressurgiu dos mortos; e assim o último embuste será pior do que o primeiro. 65 Disse-lhes Pilatos: Tendes uma guarda; ide, tornai-o seguro, como entendeis. 66 Foram, pois, e tornaram seguro o sepulcro, selando a pedra, e deixando ali a guarda.

Mateus 28:1 – No fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.

Marcos:

Marcos 15:42 – Ao cair da tarde, como era o dia da preparação, isto é, a véspera do sábado, 43 José de Arimatéia, ilustre membro do sinédrio, que também esperava o reino de Deus, cobrando ânimo foi Pilatos e pediu o corpo de Jesus. 44 Admirou-se Pilatos de que já tivesse morrido; e chamando o centurião, perguntou-lhe se, de fato, havia morrido. 45 E, depois que o soube do centurião, cedeu o cadáver a José; 46 o qual, tendo comprado um pano de linho, tirou da cruz o corpo, envolveu-o no pano e o depositou num sepulcro aberto em rocha; e rolou uma pedra para a porta do sepulcro.

Marcos 16:1 – Ora, passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo. 2 E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro muito cedo, ao levantar do sol.

Lucas:

Lucas 23:44 – Era já quase a hora sexta, e houve trevas em toda a terra até a hora nona, pois o sol se escurecera; 45 e rasgou-se ao meio o véu do santuário. 46 Jesus, clamando com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isso, expirou.

Lucas 23:50 – Então um homem chamado José, natural de Arimatéia, cidade dos judeus, membro do sinédrio, homem bom e justo, 51 o qual não tinha consentido no conselho e nos atos dos outros, e que esperava o reino de Deus, 52 chegando a Pilatos, pediu-lhe o corpo de Jesus; 53 e tirando-o da cruz, envolveu-o num pano de linho, e pô-lo num sepulcro escavado em rocha, onde ninguém ainda havia sido posto. 54 Era o dia da preparação, e ia começar o sábado.

Lucas 24:1 – Mas já no primeiro dia da semana, bem de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado.

João:

João 19:31 – Ora, os judeus, como era a preparação, e para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, pois era grande aquele dia de sábado, rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados dali.

João 19:42 – Ali, pois, por ser a véspera do sábado dos judeus, e por estar perto aquele sepulcro, puseram a Jesus.

João 20:1 – No primeiro dia da semana Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu que a pedra fora removida do sepulcro.

 Ressureição

Resumo:  3 dias incompletos e apenas 2 (duas) noites!


Quem colocou a pedra na porta do sepulcro? Os guardas de Pilatos ou José de Arimatéia?

 

Como foram os acontecimentos da ressurreição e quem viu a Jesus?

Mateus 28:  Maria Madalena e a outra Maria (2 mulheres), indo ao sepulcro, conversam com um anjo sentado sobre a pedra que fechava o sepulcro, e, em seguida são as primeiras a verem a Jesus, que depois aparece também aos onze discípulos.

Marcos 16:  Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé (3 mulheres) foram ao sepulcro, mas não viram a Jesus, mas somente conversaram com um anjo que estava dentro do sepulcro.

Lucas 24:  Maria Madalena, Joana, Maria, mãe de Tiago e também as outras que estavam com elas (várias mulheres, não se sabe o número), foram ao sepulcro mas não viram a Jesus e apenas conversaram com dois anjos que lhes apareceram enquanto estavam lá dentro. Jesus aparece primeiro a dois discípulos no caminho de Emaús e, posteriormente, aos onze e os que estavam com eles, não se sabe o número.

João 20:  Apenas Maria Madalena (1 mulher) vai ao sepulcro, volta para avisar a Pedro e João, que vão até lá e depois voltam sozinhos. Maria Madalena lá permanece e conversa com dois anjos dentro do sepulcro e, depois, é a primeira a ver Jesus, que, posteriormente, aparece aos discípulos, exceto Tomé, e sopra sobre eles o Espírito Santo. Oito dias depois reaparece aos discípulos, estando agora Tomé também presente.

1 Coríntios 15:5:  Jesus aparece primeiro a Pedro, depois aos 12 (quais 12?), depois a mais de 500 irmãos, depois a Tiago e, depois, a todos os apóstolos.

 

 

Anúncios

Sobre Irineu Costa Junior

Ex-fanático religioso (evangélico por cerca de 30 anos), hoje ateu militante contra as religiões, igrejas, líderes religiosos e superstições em geral, a favor e defensor da ciência, da lógica, da razão e do bom senso.
Esta entrada foi publicada em Religião. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s